Com o passar dos tempos e com o desenvolvimento da profissão do Gerente de Projetos, notou-se que apenas as competências técnicas em Gerenciamento de Projetos, como desenvolvimento de EAPs, cronogramas, análise de riscos, planos de projetos dentre outras não estavam sendo suficientes para garantir o sucesso dos projetos.
Por mais que haviam profissionais excelentes no mercado, por vezes, estes não atingiam os resultados que lhes eram esperados.
Em virtude disto o PMI® começou a realizar pesquisas e conversar com especialistas para compreender melhor quais competências os Gerentes de Projetos bem sucedidos tinham e que faltavam aos GPs que possuíam um perfil mais técnico.
Após anos de pesquisas e discussões de altíssimo nível, o PMI® desenvolveu uma ferramenta chamada o Triângulo de Talentos, que trata basicamente de três vertentes principais que são a Gestão de Projetos, a Gestão de Estratégia e Negócios e a Liderança como fatores propulsores para aumentar a taxa de sucesso dos projetos e desenvolver o Gerente de Projetos completo!
Neste último ano o PMI® apresentou aos profissionais certificados a atualização do Programa de Requisitos para Manutenção da Certificação, no qual ele leva em conta como principal ferramenta de desenvolvimento profissional o Triângulo de Talentos, definindo critérios claros de como manter a certificação e desenvolver-se integralmente em todas as áreas.
Para profissionais certificados com ciclos de 60 PDUs, segue infográfico abaixo:
Para profissionais certificados com ciclos de 30 PDUs, segue infográfico abaixo:
Por fim é válido ressaltar a vigência desta Atualização, ou seja, quando ela começa a valer e para quais profissionais.
E você o que achou das alterações?
Particularmente achei excelente esta atualização no Programa CCR, pois leva o Gerente de Projetos a desenvolver Soft Skills e conhecimento do negócio, habilidades estas indispensáveis nos dias de hoje.
Um grande abraço a todos e espero que tenham gostado. :D