top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

Por que você precisa de um Portfólio para gerenciar seus Projetos?



Você sabe o que é um #Portfólio de #Projetos? De forma super simplificada, consiste na forma que eu escolho todos os projetos da organização, organizo e os gerencio!


Claro que a conceituação de Portfólio de Projeto é muito mais densa que isso, entretanto esta é uma excelente forma de você mentalmente associar os conceitos!


E muito mais que associar os conceitos, é fundamental aplicá-los à sua vida organizacional, mesmo que você não seja uma Petrobrás, Itaipu ou Vale do Rio Doce da vida, o portfólio de projetos pode SIM ser aplicado a sua organização, ao seu departamento e até mesmo à sua vida pessoal.


Sim, isso mesmo, nós vivemos projetos diariamente e me parece BEM razoável que tenhamos minimamente um controle efetivo de todas nossas ações e sabe porque? Por que provavelmente você já se viu em alguma dessas situações:


  • Muita iniciativa e pouca #acabativa;

  • Falta de recursos para executar todos os projetos que você deseja;

  • Execução de projetos que não deveriam ser executados;

    • Falta de visão do todo;

    • Falta de priorização das suas iniciativas.


Logo, talvez faça sentido você começar a preparar o seu portfólio de projetos, e desta forma, qual seria o "MVP - Minimum Viable Product" (mínimo produto viável) de seu Portfólio, ou em outras palavras, Mínimo Portfólio Viável para que você ao menos tenha visibilidade de todas seus projetos, iniciativas, e ações!


Um composição mínima seria:

  • Uma lista de projetos, com suas características (orçamento, prazo e status);

  • Um cronograma do Portfólio

  • Um orçamento do Portfólio


Desta forma, você terá uma visão de todas iniciativas da sua empresa, departamento ou até mesmo vida pessoal, assim como terá um maior controle dos seus projetos e iniciativas, uma visão muito mais ampla de suas ações e como elas interagem entre si e de quais ações estão evoluindo satisfatoriamente e quais não estão!


Visto isso, deixe aqui nos comentários, faz sentido aplicar um portfólio para pequenos empresas e até mesmo departamentos ou vida pessoal? Você em algum momento já listou todas suas iniciativas para te rum maior controle sobre elas? Como você fez esse processo?


A princípio é isso pessoal,


Um grande abraço!


244 visualizações85 comentários

86 Comments


Brenda Alves
Brenda Alves
Jun 02, 2020

Excelente conteúdo ! manter tudo bem orquestrado fará muito diferença na empresa como um todo.

Like

francielly pereira
francielly pereira
Jun 02, 2020

O Portfólio para um projeto/empresa é indispensável, para que seja iniciada qualquer ideia ou objetivo numa Instituição devemos organizar tudo de ponta a ponta, ter a estratégia definida, e uma visualização geral. Com isso elaboramos o portfólio de projetos, para que tenhamos a visão do todo, sabendo o que será prioridade, assegurando uma execução eficaz e metrificada.

Like

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Jun 02, 2020

Sem sombra de dúvidas já passei pelas situações citadas, mas quem nunca não é mesmo?! Mas faz total sentido termos a visão correta do que está acontecendo em nossas áreas muitas das vezes temos inúmeras ideias que são tão boas que queremos colocá-las todas em pratica e quando vamos analisar o que de fato fizemos, fizemos tudo e não fizemos nada. É totalmente imprescindível que tenhamos todas as ideias e iniciativas organizadas para que o projeto tenha inicio, meio e fim.

Like

No texto fica claro a grande importância de ter um portfólio e projeto bem estruturado e definido. Faz com que nos organizamos melhor, temos a visão do todo de forma rápida e nos ajuda a ter iniciativa e concluí-la. Essa ferramenta é fundamental para organização e gestão de uma área e/ou departamento.

Like

Katia Rodrigues
Katia Rodrigues
Jun 02, 2020

Sem visão não chegamos a lugar nenhum, para o sucesso de qualquer projeto precisamos ter de forma clara e objetiva todos os dados que compõe o projeto, principalmente prazo, orçamento e detalhamento de cada etapa.

Like
bottom of page