Gerente de Projetos em tempos de crise - Definindo sua estratégia pessoal para sair dela!


Muito se fala sobre a atual crise brasileira e os impactos que ela gera em todo o mercado de trabalho, na área de Gerenciamento de Projetos a dinâmica é um pouco diferente, enquanto algumas empresas estão reduzindo / segurando investimentos outras estão preocupadas em otimizar e potencializar ao máximo o recurso escasso que elas possuem.

Neste cenário os Gerentes de Projetos e de Portfólio surgem como uma excelente saída para garantir que o pouco recurso restante seja aplicado da melhor forma possível, ou seja, para muitas empresas esse investimento é a “bola do jogo”.

Pensando nisto, é muito importante ter em mente três etapas fundamentais para tirar proveito da crise.

1º. Conheça seus pontos fortes e fracos: Analise quais aspectos você se destaca frente a seus “concorrentes”, assim como em quais aspectos profissionais você leva desvantagens frente aos mesmos.

Dica: Converse com seus colegas de trabalho e superiores e pergunte diretamente ou faça um pesquisa anônima com eles sobre seus pontos fortes e fracos.

2º. Mapeie oportunidades e ameaças: Você já parou para perceber que mesmo em crise há empresas sendo abertas, edifícios sendo construídos, casas sendo vendidas etc? É claro que em proporções menores de quando o país está em franca expansão, mas a vida segue e seu papel é identificar quais oportunidades o mercado está oferecendo e quais ameaças você deve evitar.

Dica: Converse com pessoas diferentes, de fora do seu círculo convencional de amizade, questione, descubra e pesquise muito.

3º. Defina sua estratégia: Utilize suas forças para explorar as oportunidades do mercado e para se defender das ameaças externas. Desenvolva seus pontos fracos para conseguir aproveitar as oportunidades existentes e evite que as ameaças atinjam suas fraquezas.

Dica: Em tempos de mercado desaquecido, especializar-se nunca é demais. Se você observar, isto nada mais é do que uma análise SWOT pessoal, e sim, se você souber utilizá-la, ela fará um grande diferença em sua vida.

Para facilitar a compreensão, segue um exemplo hipotético:

E ai? Qual a sua estratégia pessoal para crescer mesmo na crise?

#GerentedeProjetos #Crise #Gerenciamentodevida #Estratétigia #AnáliseSWOT #Estratégiadevida

51 visualizações

Copyright © 2015 | WilianFP [Branding do Consultor Wilian Fabricio Pereira]. Todos os direitos reservados.

Razão Social: Wil Consultoria e Treinamentos LTDA. Nome Fantasia: InnLeaders | CNPJ: 22.908.098/0001-12.

Av. República Argentina, nº 3830, Edifício Veneza, Sala 107, Jardim Panorama - CEP 85856-578, Foz do Iguaçu/PR

E-mail: contato@InnLeaders.com | Telefone: +55 (45) 3027-6050 | Prazo de Entrega de Infoprodutos: 24 horas