Qual a diferença entre Consultoria x Mentoria e Coaching


Olá pessoal,

Sabem o que todos esses termos possuem em comum? O fato de que muita gente fala, mas poucas sabem de fato a diferença entre esses eles.

Este artigo tem por intenção desmistificar os respectivos conceitos trazendo a tona suas principais similaridades e evidenciando suas diferenças fundamentais. Sem mais, vamos ao que realmente importa:

Consultoria

É a atividade que foca na identificação e solução de problemas, com seu respectivo diagnóstico, proposição de solução, aplicação, acompanhamento das ações e mensuração de resultados. O consultor é especialista na solução de problemas, podendo ser eles, problemas de controle de estoque, problemas de entregas no prazo, problemas de controle financeiro e para tal, faz uso de ferramentas e técnicas específicas, tais como: Gerenciamento de Projetos, Planejamento Estratégico, ISO 9001, Implantação de ERP, Implantação de CRM etc.

Mentoria (Mentoring)

É a atividade que pressupõe essencialmente larga experiência profissional e muitos anos de "estrada", de forma super simplista para não dizer simplória, imagine aquele "tiozinho" que já passou por inúmeras empresas de referência na sua área de atuação e que sabe através da seu know how o que dá certo e o que dá errado. Este profissional não necessariamente precisa ter toda uma formação acadêmica extensa, mas sim intensa vivência profissional.

Assessoria

É o processo mais relacionado a apoio e suporte, ou seja, após a implementação de determinado sistema / processos através de um trabalho de consultoria, a empresa pode prestar um serviço de assessoria para apoiar a equipe na utilização do sistema, esclarecer dúvidas e garantir que os processos ora estabelecidos continuem em "pé".

Instrutoria

É o processo de ministrar cursos e treinamentos junto à equipe. Neste tipo de atividade o instrutor apresentará a teoria, estudos de caso, exemplos e exercícios. O objetivo aqui é capacitar e transferir conhecimento do instrutor aos alunos.

Tutoria

É processo de acompanhamento educacional orientado à direcionar o aluno em seu processo de aprendizagem, está muito relacionado a cursos EAD, onde o tutor é o profissional que informará todas as datas de entrega, as atividades que devem ser realizadas, os fórum, projetos, trabalhos etc. O objetivo de um tutor no processo é buscar o engajamento do aluno e fazê-lo trilhar todo o processo estipulado.

Coaching

É um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que visa alcançar um objetivo específico, geralmente realizado em 10 sessões de 1 hora cada, entre Coach ("Treinador") e Coachee (Pessoa a ser "treinada").

A forma como é conduzida lembra muito uma sessão com psicólogo ou terapeuta, mas com o grande diferencial de que todos os aspectos trabalhados são orientados para atingir o objetivo e a meta estipulada, como por exemplo, aumentar o faturamento em 20%, lançar um produto, abrir uma empresa etc.

Este processo trabalha muito mais aspectos emocionais e comportamentais para o alcance dos objetivos, enquanto os demais processos (consultoria, mentoria, assessoria, tutoria e instrutoria) atuam mais focados nas ferramentas e técnicas administrativas.

Espero ter sido claro e conseguido esclarecer suas principais dúvidas.

Aproveitando, se gostou lembre-se de curtir minha página no Face e Instagram e compartilhar este post. ;)

#Consultoria #Coaching #Assessoria #Mentoring #Mentoria #Instrutoria

36 visualizações

Copyright © 2015 | WilianFP [Branding do Consultor Wilian Fabricio Pereira]. Todos os direitos reservados.

Razão Social: Wil Consultoria e Treinamentos LTDA. Nome Fantasia: InnLeaders | CNPJ: 22.908.098/0001-12.

Av. República Argentina, nº 3830, Edifício Veneza, Sala 107, Jardim Panorama - CEP 85856-578, Foz do Iguaçu/PR

E-mail: contato@InnLeaders.com | Telefone: +55 (45) 3027-6050 | Prazo de Entrega de Infoprodutos: 24 horas