top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

Planejamento Estratégico x Tático x Operacional


Um questionamento comumente abordado pelos meus clientes, alunos e interessados no tema é a diferença do Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.

Muitos deles não sabem a diferença de um para o outro, ou até mesmo não sabem que existe, ou o que é, Planejamento Tático e Operacional.

Vamos então separar o joio do trigo e apresentar as principais diferenças e características de cada um deles.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é aquele enfocado à Alta Administração, cujo objetivo central é a definição da Estratégia Global da empresa de longo prazo.

A visão estratégica compreende o contexto no qual a organização está inserida, através de uma visão mercadológica, dos concorrentes, fornecedores, clientes e produtos com o foco em identificar as principais opções de negócio e identificar aquela que trará maiores benefícios à organização em relação a sua visão de futuro.

O Planejamento Estratégico possui diversas ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento do mesmo, dentre elas:

  • BMC - Business Model Canvas: Consiste na modelagem do negócios através do Business Model Canvas, avaliando a forma como a organização cria, entrega e captura valor;

  • Ideologia Organizacional: Consiste na definição da Missão, Visão e Valores da organização.

  • Análise SWOT: Consiste na definição dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças). (Conheça um exemplo de aplicação da Análise SWOT para sua carreira através deste post;

  • Mapa de objetivos estratégicos: Consiste no mapeamento dos principais objetivos frente as quatro perspectivas básicas, sendo elas; Perspectiva Financeira ou de Resultados, Perspectiva de Clientes, Perspectiva de Processos Internos e Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento;

  • Estratégias: Consiste no mapeamento das possibilidades de negócio, assim como aquelas que melhores se adequam a ideologia organizacional;

  • Indicadores e Metas: Consiste no detalhamento das metas de curto, médio e longo prazo da organização;

  • Macro Processos de Negócio: Consiste no mapeamento dos principais processos que norteiam a operação do negócio;

  • Projetos Estratégicos: Consiste no desdobramento dos projetos estratégicos que precisam serem executados para consecução dos objetivos, indicadores e metas. (Quer saber um pouco mais sobre Gestão de Projetos? Leia este nosso artigo!).

 

Planejamento Tático

Planejamento Tático é aquele enfocado ao nível de gerencia, com o objetivo de desdobrar os indicadores e metas em políticas, projetos e estratégias departamentais de médio prazo.

No plano tático o gestor da área deve se preocupar em compreender a estratégia corporativa, os resultados esperados e traduzir taticamente os melhores a estratégia em ações e atividades.

O Planejamento Tático possui diversas ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento do mesmo, dentre elas:

  • Alinhamento Estratégico: O alinhamento estratégico consiste no desdobramento das metas da área e na busca pela garantia de execução do plano estratégico definido. Enquanto no planejamento estratégico as metas estão definidas de forma anual, no plano tático as mesmas são desdobradas mês a mês;

  • Análise SWOT: A análise SWOT também pode ser aplicada a nível departamental, como forma de identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças;

  • Políticas e Procedimentos: A determinação de políticas e procedimentos faz parte do plano tático, no que tange, políticas internas tais como: Política de Comissionamento, Planos de Carreiras, Procedimento Operacional Padrão etc;

  • Processos de Negócio: Enquanto que no Plano Estratégico eram mapeados os macro processos de negócio, no plano tático mapeia-se os processos de negócio um a um, com o objetivo de identificar potenciais melhorias e aprimoramento dos processos;

  • Projetos: Com vistas a desdobramento de metas, o Gestor da área deve preocupar-se em desenhar uma carteira de projetos para o ano que seja capaz de entregar os resultados esperados, focando sempre no monitoramento e controle ajustes de eventuais desvios.

 

Planejamento Operacional

Planejamento Operacional é aquele enfocado à equipe, com o objetivo de desdobrar projetos e processos em atividades de curto prazo.

O Plano operacional deve estar tão claro quanto necessário para que todos os membros da equipe possam compreender claramente as atividades que devem ser executadas.

O Planejamento Operacional possui diversas ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento do mesmo, dentre elas:

  • Gestor de tarefas: Ferramentas como Asana, Wunderlist, Planner, Trello ganham destaque no Plano Operacional, por desdobrar em atividades todo a estratégia e a tática previamente definida;

  • Check-lists: São ferramentas extremamente simples que permitem o controle da qualidade do trabalho executado e o grau de conformidade do mesmo, suportando o plano tático.

Espero que tenha conseguido esclarecer as principais diferenças entre os três níveis de gestão de uma organização, deixe seus comentários e eventuais dúvidas que possam ter ficado sobre o artigo acima.

725 visualizações0 comentário
bottom of page