top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

O que são Objetivos OKR e por que o Google, Intel e Facebook utilizam para gerir seus negócios?



O termo OKR, vem do inglês "Objective and Key Result", que em uma tradução literal para o português significa Objetivos e Resultados Chave.


O termo OKR foi cunhado por Andy Grove, Founder da Intel, baseado nos conceitos descritos por Peter Drucker em sua metodologia MBO - Management By Objetives, que nos apresenta o poder e a importância das metas para que as organizações alcancem resultados expressivos!


Esta é uma técnica foi muito popularizada por John Doerr (Ex-Intel), um dos mais bem sucedidos investidores de empresas de tecnologias do mundo, como Venture Capitalist ele levava o método #OKR nas empresas de tecnologia que seu grupo investia, disseminando assim a cultura de Gestão por Resultados com muita maestria em empresas como Google, Amazon, Intuit, dentre outras.


Os principais motivos pelo qual essas empresas começaram a ver valor neste método consistem em::

  • Simplicidade: O método é muito simples se comparado a outras técnicas de gestão, de planejamento estratégico, definição de metas dentre outros.

  • Aplicabilidade: O método pode ser aplicado em qualquer empresa, unidade de negócio, departamento, função e até mesmo na vida pessoal;

  • Foco em #resultados: Por ser simples e bem direcionado, ele faz com que as pessoas foquem em resultados e no que realmente importa para a organização, fazendo com que a mesma cresça a nível bem acelerado.


Mas não são só empresas de Tecnologia que utilizam este método, diversos gigantes de mercados tradicionais também o fazem justamente pelos motivos supracitados.


Este método relacionado dois elementos apenas, o objetivo e o resultado chave, sendo que:

  • O Objetivo te dá o senso de propósito, motivo, direção!

  • O Resultado-Chave te dá o senso de distância, dificuldade, desafio!

Desta maneira respondemos a duas perguntas simples e fundamentais de qualquer ser humano, para onde eu vou (#ResultadoChave) e porque eu vou (#Objetivo)! Conseguindo assim dar clareza a todos os colaboradores a respeito do que se espera deles!


Um framework simples e eficaz para trabalhar a metodologia OKR é pensar da seguinte forma:


Eu vou _____ medido por ____

O método OKR pode começar a ser implementado desde a alta direção e vir sendo "desdobrado", nível a nível hierárquico até que chegue a nível de função operacional, permitindo assim que todos na organização saibam o porquê fazer e suas respectivas metas.


Segue um exemplo:


Objetivo:

  • Aumentar o faturamento


Resultados Chave:

  • Faturamento anula de R$ 500.000,00

  • Captação de 10 novos clientes em 2020

  • Upsell (aumento de ticket médio) em 5 clientes atuais

  • Lançamento de 3 novos produtos


Esta é a estrutura do Método OKR, espero ter ajudado, qualquer coisa enviem mensagem nos comentários que ficarei muito feliz em respondê-los(as)!


486 visualizações69 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page