A solução para garantir que a rotina de sua empresa rode 100% conforme!

Diariamente vários clientes me procuram relatando das dificuldades na gestão de seus negócios, e principalmente na gestão do dia-a-dia, lhes faltam informações para a tomada de decisão, os padrões não são seguidos, os funcionários não fazem o que lhes é pedido, ou, as vezes, até o fazem, mas somente sobre muita cobrança e não de forma consistente, e aquilo que era para ser o trabalho do dia-a-dia, a obrigação do funcionário acaba sendo um "parto" pois gera muito desgaste entre líder e liderado.
Neste caso, geralmente existem 2 problemas centrais nessa história:
O #Líder que muitas vezes delega a #atividade de forma desestruturada, sem clareza das informação, sem apresentar um passo a passo, sem um correto treinamento de seu colaborador e principalmente, sem esclarecer o propósito e os impactos daquela tarefa na organização.
O #Liderado que em meio a um turbilhão de atividades, tarefas e demandas do dia-a-dia não sabe o que priorizar, aceita um elevado volume de atividades, não sabendo dizer NÃO e acaba perdendo o foco do que realmente importa.
Geralmente o problema esta em um ou nos dois lados da história, fato é que que precisamos ter o foco na solução, e pensando na solução, podemos claramente enxergar uma saída:
A #Gestão de #Processos de #Negócio, ou do inglês, #BPM - Business Process Management , é o caminho ideal para os gestores que desejam colocar a gestão da "#rotina" em dia, organizando o trabalho de sua equipe, determinando atividades e responsabilidades condizentes com a companhia e com a função e estabelecendo a base do trabalho do dia a dia.
Um passo a passo genérico para implementar a gestão de processos em seu negócio passa pelas seguintes etapas:
Elaboração da Cadeia de Valor
Mapeamento dos Macro Processos de Negócio
Definição do(s) Processos AS-IS
Definição do(s) Processos TO-BE
Monitoramento e Controle de Desempenho dos Processos
E, então, para um maior controle deve-se iniciar com a elaboração da cadeia de valor da empresa, a Cadeia de Valor é o equivalente a "Fundação da Casa", ali são alicerçados todos os processos, ela vai apresentar os mapas que compõe aquela empresa, estes mapas são o que chamamos de Macro Processos, cada qual, com suas características e com seus respectivos processos, que seria o equivalente aos caminhos, rotas e direções.
Mapeada as rotas (processos), é importante definirmos também os pontos de paradas, ou no caso desta analogia, as atividades que precisamos realizar, tanto as atividades da forma que estão sendo feitas (Processos AS-IS) assim como a forma ideal de realizar as atividades (Processos TO-BE).
Por fim, precisamos monitorar e acompanhar nossa viagem (nossos processos) para garantir que tudo está sobre controle, como por exemplo, combustível, óleo, trânsito e afins.
Esta é uma visão geral de alto nível sobre como gerenciar processos! E você? Já gerencia os processos na sua empresa? Compreende a importância disso para o negócio? Possui uma visão sistêmica de todos processos da companhia? Me conte aqui nos comentários ;)
Nos vemos nos próximos posts :D