top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

A solução para garantir que a rotina de sua empresa rode 100% conforme!



Diariamente vários clientes me procuram relatando das dificuldades na gestão de seus negócios, e principalmente na gestão do dia-a-dia, lhes faltam informações para a tomada de decisão, os padrões não são seguidos, os funcionários não fazem o que lhes é pedido, ou, as vezes, até o fazem, mas somente sobre muita cobrança e não de forma consistente, e aquilo que era para ser o trabalho do dia-a-dia, a obrigação do funcionário acaba sendo um "parto" pois gera muito desgaste entre líder e liderado.


Neste caso, geralmente existem 2 problemas centrais nessa história:

  • O #Líder que muitas vezes delega a #atividade de forma desestruturada, sem clareza das informação, sem apresentar um passo a passo, sem um correto treinamento de seu colaborador e principalmente, sem esclarecer o propósito e os impactos daquela tarefa na organização.

  • O #Liderado que em meio a um turbilhão de atividades, tarefas e demandas do dia-a-dia não sabe o que priorizar, aceita um elevado volume de atividades, não sabendo dizer NÃO e acaba perdendo o foco do que realmente importa.


Geralmente o problema esta em um ou nos dois lados da história, fato é que que precisamos ter o foco na solução, e pensando na solução, podemos claramente enxergar uma saída:


A #Gestão de #Processos de #Negócio, ou do inglês, #BPM - Business Process Management , é o caminho ideal para os gestores que desejam colocar a gestão da "#rotina" em dia, organizando o trabalho de sua equipe, determinando atividades e responsabilidades condizentes com a companhia e com a função e estabelecendo a base do trabalho do dia a dia.


Um passo a passo genérico para implementar a gestão de processos em seu negócio passa pelas seguintes etapas:

  1. Elaboração da Cadeia de Valor

  2. Mapeamento dos Macro Processos de Negócio

  3. Definição do(s) Processos AS-IS

  4. Definição do(s) Processos TO-BE

  5. Monitoramento e Controle de Desempenho dos Processos


E, então, para um maior controle deve-se iniciar com a elaboração da cadeia de valor da empresa, a Cadeia de Valor é o equivalente a "Fundação da Casa", ali são alicerçados todos os processos, ela vai apresentar os mapas que compõe aquela empresa, estes mapas são o que chamamos de Macro Processos, cada qual, com suas características e com seus respectivos processos, que seria o equivalente aos caminhos, rotas e direções.


Mapeada as rotas (processos), é importante definirmos também os pontos de paradas, ou no caso desta analogia, as atividades que precisamos realizar, tanto as atividades da forma que estão sendo feitas (Processos AS-IS) assim como a forma ideal de realizar as atividades (Processos TO-BE).


Por fim, precisamos monitorar e acompanhar nossa viagem (nossos processos) para garantir que tudo está sobre controle, como por exemplo, combustível, óleo, trânsito e afins.


Esta é uma visão geral de alto nível sobre como gerenciar processos! E você? Já gerencia os processos na sua empresa? Compreende a importância disso para o negócio? Possui uma visão sistêmica de todos processos da companhia? Me conte aqui nos comentários ;)


Nos vemos nos próximos posts :D


241 visualizações75 comentários

Posts recentes

Ver tudo

75 Comments


Flavia Santos
Flavia Santos
Jun 09, 2020

Excelente matéria, uma boa Gestão de Processes de Negócio é imprescindível para que todos, desde os líderes, até os liderados, possam ter com clareza os objetivos, as metas, o caminho certo a ser tomado, quais as consequências que uma má gestão dos processos trás. Mapeando todos os processos, podemos definir também o AS-IS (como está sendo feito) e TO-BE, sendo a forma com que devem ser realizadas para poder ter melhores resultados.

Like

Katia Rodrigues
Katia Rodrigues
Jun 09, 2020

É função do líder mapear e esclarecer todas as atividades que são delegadas, pois quando o liderado entende o verdadeiro sentido do que esta fazendo toma para si o negocio e faz tudo com muita excelência. Mas a comunicação nesse caso precisa ser clara e objetiva, senão o processo não funciona, e cabe ao líder acompanhar se tudo o que foi combinado esta sendo realizado para mudar a direção quando necessário.


Like

Excelente! Saber o que devemos gerenciar, como fazer e a forma certa para delegar, realmente é o único caminho e forma efetiva para entregar o processo

Like

dayane.felix
dayane.felix
Jun 09, 2020

Gerenciar, mapear, acompanhar e apresentar o caminho das estratégias é de extrema importância para garantir resultados, a clareza apresentada do passo a passo, a declaração da importância das tarefas para o todo é de fato algo indispensável para que todo o projeto, bem como, para que seus processos sejam executáveis, após este amadurecimento claro de informações, validações, fica visível que a aplicação constante e rotineira, dentro de um hábito estabelecido, conduz a um resultado de excelência.

Like

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Jun 09, 2020

Excelente post! Bom como já mencionado no penúltimo paragrafo, precisamos monitorar os processos para garantir que tudo esta fluindo como o planejado, além de ter a clareza dos fatos para nosso dia a dia de líderes e deixar todo o nosso time na mesma página, cientes de como estamos no processo. Desta forma conseguimos administrar de forma coerente e mapear as ações necessárias dia após dia.

Like
bottom of page