top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

As 5 formas de você começar a gerenciar seus processos. Da básica à avançada!




Quando falamos em gestão de Processos, muitas vezes as pessoas já se deparam com os seguintes pensamentos:

  • Ah, mas da muito trabalho!

  • Ah, mas isso não é pra mim!

  • Ah, mas precisa aprender a montar os fluxogramas

  • Ah, mas eu não sei e não levo jeito com essas ferramentas

  • Ah, mas...

  • Ah...

  • A...


Precisamos ser realistas, só uma maneira de melhorar as operações da sua empresa, e isso passa INVARIAVELMENTE pela gestão de processos, mas ai você pode até me contra-argumentar, Wilian, eu não sei nada de processos e minha empresa funciona super bem!


Talvez você possa até mesmo não saber, nem mesmo perceber, mas você faz gestão de processos todos os dias, quando você vai lá e cobra seu colaborador para fazer algo do "jeito certo", quando você vai lá e escolhe um novo sistema porque o antigo não te dava a informação do jeito que você gostaria, quando você capacita um novo colaborador no "modelo de trabalho" da sua empresa, tudo isto está intrinsicamente ligado à #Gestão de #Processos de #Negócio (#BPM)!


O problema é que tem algo que não te contam, geralmente as pessoas tendem a complicar o tema em situações que não precisariam ser complicadas, porque a Gestão de Processos é algo que pode começar simples e ir evoluindo, não necessariamente já precisa começar em um modelo completo, SUPER avançado, com fluxogramas utilizando notação #BPMN, feito em softwares de difícil manutenção posterior etc.


Qual a solução para a isso?


A solução é simples, entender que como qualquer outro processo, podemos começar de forma mais simples e básica e depois ir evoluindo até chegarmos no nível que atenda adequadamente nossas empresas (e não necessariamente é o nível mais avançado e complexo).


E como seria isso:


  1. #Lista de Processos: Tudo começa com um simples lista de processos, mapear todos os processos em formato de lista é a forma mais básica para você dar o ponta pé para começar na gestão dos processos. A dica aqui é fazê-la alinhada a sua cadeia de valor. ;)

  2. Tabela de #Mapeamento de Processos: Posteriormente você pode agregar mais informações nessa lista transformando em formato de tabela, agregando detalhes como: Periodicidade, Objetivo, Dono do Processo, Departamentos e muito mais.

  3. #Fluxograma de Processos: Aqui entramos nos softwares, eles já nos trazem outros benefícios, e nos ajudam a apresentar de uma melhor maneira todo o processo e em especial, os processos decisórios, do tipo, se isso acontecer, faça isso, caso contrário faça aquilo, o que já é um salto muito grande de qualidade no nosso processo.

  4. Vídeo de execução dos Processos: Ai avançamos mais a nível operacional, ou seja, prints e vídeos de como fazer determinada tarefas, esta é a forma mais lúdica e didática de apresentar um processo para alguém, pois um vídeo é sempre mais intuitivo que um fluxo colado na parede. Entretanto, esta também é uma das formas mais trabalhosas e que requerem mais esforço da organização.

  5. Automação de Processos Robóticos (#RPA): E aqui, poderíamos dizer que é o avançado do avançado, ou seja, utilizar softwares específicos de programação para automatizar as tarefas do dia a dia e torna-las mais eficientes. Em outras palavras, criar #robôs (digitais) que executam as tarefas (ou parte delas) dos humanos.

  6. Os próximos "passos": Os próximos eu deixo com vocês, mas só para saberem avança para Inteligência Artificial (#AI), Aprendizado de Máquina (#MachineLearning) e vários outros conceitos. :D


Obviamente, estes seis passos não são uma regra universal, mas é um bom Guia para que se possa entender que não precisa de muito para começar a gerir os processos de sua empresa / departamento!


E aqui vale aquela máxima!

Feito é melhor que perfeito!

Logo, mãos a obra e #partiu começar a gerir os processos organizacionais.


Aproveite e me conte, você já gerenciou processos alguma vez na vida? Qual dos modelos anteriores você já aplicou, lista, tabela, fluxograma, vídeos instrutivos? Faz sentido que nem todo processo necessita obrigatoriamente de um modelo super complexo de gestão?


Espero seu comentário, um grande abraço.


208 visualizações83 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page