top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

O que é Gestão Organizacional e como ela pode "organizar" o seu negócio?




A Gestão Organizacional a disciplina responsável pela organização do negócio, um tanto quanto óbvio certo? Não! Precisamos entender o que realmente se trata o termo organização!


No contexto corporativo, esta "organização" trata do desenho das áreas, departamentos, setores e afins, assim como a determinação de funções e procedimentos dos colaboradores envolvidos, neste âmbito, deixo a definição mais técnica do que é a gestão organizacional:


#Gestão #organizacional é o processo de estruturar, planejar e direcionar os recursos e membros da organização para atingir seu objetivo. (Principles of Organizational Management, 2014)

Entendido o conceito, vamos para a prática, geralmente a gestão organizacional se aplica quando identificado algum desses problemas:

  • Falta de clareza aonde começa o departamento de um e onde termina o departamento do outro;

  • Falta de clareza dos papéis e responsabilidades;

  • Falta de entendimento da estrutura hierárquica da empresa;

  • Falta de compreensão da estrutura de recursos da empresa;

  • Falta de clareza do Headcount;


Um exemplo claro do que é a gestão organizacional, se dá a nível governamental, sabe quando este ou aquele presidente, governador ou prefeito ganha a eleição, junta ministérios, divide secretarias, cria novas pastas, então, a gestão organizacional é exatamente isto!


Já nas empresas, saem os "ministérios", "secretarias" e "pastas", e entram, superintendências, departamento, áreas, setores etc.


Ai cabe ao time de gestão organizar da melhor forma possível a empresa, avaliando as lideranças internas, entendendo quais desafios e a cultura da organização.


Algo que julgo como uma boa prática, é avaliar a empresa sob duas óticas:


  • A ótica #Departamental: Nesta primeira ótica focamos na definição de áreas e setores da empresa, ou seja, preparamos um #organograma com todos os departamentos, como: marketing, comercial, financeiro, RH, atendimento etc, mesmo que a empresa seja pequena e que não possua recursos (pessoas) para todas as áreas. Isto nos ajudará a ter uma #visão #sistêmica do negócio, pensando em todas as áreas, contribuindo com a organização interna, organização de recursos, de ativos físicos e digitais e muito mais.

  • A ótica #Funcional: Nesta segunda ótica focamos nas pessoas, ou seja, preparamos um organograma com todas as funções, como: Gerente Geral, Gerente Administrativo Financeiro, Líder de Compras, Analista financeiro etc. Isto nos ajudará a ter visão hierárquica, a entender as relações de poder da empresa, assim como, a ter uma linha de comando clara, quem responde a quem, o que facilita e muito os processos de gestão de pessoas e resolução de conflitos.


Além destas duas óticas, há outras análises e ferramentas interessantes para a gestão organizacional são:

  • Descrições de #funções e #responsabilidades: Esta ferramenta é super importante para o correto mapeamento de cada cargo, suas funções, responsabilidades, autoridades, alçadas de aprovação e muito mais;

  • Matriz de Responsabilidades: Esta ferramenta é fundamental para definição de quem é responsável e aprova cada um dos processos, entregas, atividades e muito mais. Também conhecida como Matriz #RACI, ela relaciona as principais partes e a contribuição de cada uma no elemento em questão;

  • Matriz de Gestão de Ativos: Esta ferramenta contribui na distribuição da responsabilidade dos controles internos da empresa, sejam sistêmicos ou compensatórios, como planilhas por exemplo.


Estes são os principais pontos relacionados a uma boa gestão organizacional, deixe nos comentários se você já aplicou alguma dessas ferramentas, se contribuiu ou não, quais os problemas e situações que você enfrenta relacionado a esse tema e vamos aprofundar a discussão :D



Fontes:

"Principles of Organizational Management."Study.com, 7 January 2014, study.com/academy/lesson/principles-of-organizational-management.html


"Pague" por esse post!


👍🏻 Gostei: Dê um like ♥️

🤓 Aprendi algo novo! Dê um like ♥️ e Comente 💬!

🦸🏻‍♂️ Aprendi algo novo e vou aplicar! Dê um like ♥️, comente 💬 e compartilhe 📸


Aproveite e:

🖋 Se inscreva no meu canal youtube.com/wilianfp

🔔 Ative o sino da notificação, para você ser avisado de novos vídeos

🕵🏻‍♂️ Me siga no Instagram: @wilian.fp

👍🏻 Curta minha página no Facebook: fb.com/wilianfp/

🖥 Me acompanhe no Linkedin: linkedin.com/in/wilianfp/

378 visualizações62 comentários

Posts recentes

Ver tudo

62 comentarios


Brenda Alves
Brenda Alves
13 jul 2020

A organização tem o como foco trazer clareza e foco no resultado. Assim, cada colaborador entende sua missão e sua responsabilidade no processo que lhe envolve.

Me gusta

Já fiz um organograma e foi muito esclarecedor ver todas as funções bem descritas, e alinhadas. Gostei muito também da matriz de responsabilidades e vou colocar em prática também.

Me gusta

Caio Chimera
Caio Chimera
11 jul 2020

A gestão organizacional é de estrema importância para qualquer empresa. Estruturando os recursos e membros da organização fica muito mais claro toda a estrutura da empresa, possibilitando que todos na companhia saibam quais são as funções, departamentos, responsabilidades existentes.

Me gusta

Junior Cezar
Junior Cezar
11 jul 2020

Artigo valioso. Toda empresa que tem por objetivo um crescimento sólido E uma estrutura de gestão eficaz, sem dúvidas precisa ter e colocar em prática a gestão organizacional.

Me gusta

Rita Kuester
Rita Kuester
11 jul 2020

Excelente conteúdo, importante entender que a gestão organizacional é fundamental para que todos entendam seus papéis e saibam suas responsabilidades dentro da empresa.

Me gusta
bottom of page