top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

O que é Gestão Organizacional e como ela pode "organizar" o seu negócio?




A Gestão Organizacional a disciplina responsável pela organização do negócio, um tanto quanto óbvio certo? Não! Precisamos entender o que realmente se trata o termo organização!


No contexto corporativo, esta "organização" trata do desenho das áreas, departamentos, setores e afins, assim como a determinação de funções e procedimentos dos colaboradores envolvidos, neste âmbito, deixo a definição mais técnica do que é a gestão organizacional:


#Gestão #organizacional é o processo de estruturar, planejar e direcionar os recursos e membros da organização para atingir seu objetivo. (Principles of Organizational Management, 2014)

Entendido o conceito, vamos para a prática, geralmente a gestão organizacional se aplica quando identificado algum desses problemas:

  • Falta de clareza aonde começa o departamento de um e onde termina o departamento do outro;

  • Falta de clareza dos papéis e responsabilidades;

  • Falta de entendimento da estrutura hierárquica da empresa;

  • Falta de compreensão da estrutura de recursos da empresa;

  • Falta de clareza do Headcount;


Um exemplo claro do que é a gestão organizacional, se dá a nível governamental, sabe quando este ou aquele presidente, governador ou prefeito ganha a eleição, junta ministérios, divide secretarias, cria novas pastas, então, a gestão organizacional é exatamente isto!


Já nas empresas, saem os "ministérios", "secretarias" e "pastas", e entram, superintendências, departamento, áreas, setores etc.


Ai cabe ao time de gestão organizar da melhor forma possível a empresa, avaliando as lideranças internas, entendendo quais desafios e a cultura da organização.


Algo que julgo como uma boa prática, é avaliar a empresa sob duas óticas:


  • A ótica #Departamental: Nesta primeira ótica focamos na definição de áreas e setores da empresa, ou seja, preparamos um #organograma com todos os departamentos, como: marketing, comercial, financeiro, RH, atendimento etc, mesmo que a empresa seja pequena e que não possua recursos (pessoas) para todas as áreas. Isto nos ajudará a ter uma #visão #sistêmica do negócio, pensando em todas as áreas, contribuindo com a organização interna, organização de recursos, de ativos físicos e digitais e muito mais.

  • A ótica #Funcional: Nesta segunda ótica focamos nas pessoas, ou seja, preparamos um organograma com todas as funções, como: Gerente Geral, Gerente Administrativo Financeiro, Líder de Compras, Analista financeiro etc. Isto nos ajudará a ter visão hierárquica, a entender as relações de poder da empresa, assim como, a ter uma linha de comando clara, quem responde a quem, o que facilita e muito os processos de gestão de pessoas e resolução de conflitos.


Além destas duas óticas, há outras análises e ferramentas interessantes para a gestão organizacional são:

  • Descrições de #funções e #responsabilidades: Esta ferramenta é super importante para o correto mapeamento de cada cargo, suas funções, responsabilidades, autoridades, alçadas de aprovação e muito mais;

  • Matriz de Responsabilidades: Esta ferramenta é fundamental para definição de quem é responsável e aprova cada um dos processos, entregas, atividades e muito mais. Também conhecida como Matriz #RACI, ela relaciona as principais partes e a contribuição de cada uma no elemento em questão;

  • Matriz de Gestão de Ativos: Esta ferramenta contribui na distribuição da responsabilidade dos controles internos da empresa, sejam sistêmicos ou compensatórios, como planilhas por exemplo.


Estes são os principais pontos relacionados a uma boa gestão organizacional, deixe nos comentários se você já aplicou alguma dessas ferramentas, se contribuiu ou não, quais os problemas e situações que você enfrenta relacionado a esse tema e vamos aprofundar a discussão :D



Fontes:

"Principles of Organizational Management."Study.com, 7 January 2014, study.com/academy/lesson/principles-of-organizational-management.html


"Pague" por esse post!


👍🏻 Gostei: Dê um like ♥️

🤓 Aprendi algo novo! Dê um like ♥️ e Comente 💬!

🦸🏻‍♂️ Aprendi algo novo e vou aplicar! Dê um like ♥️, comente 💬 e compartilhe 📸


Aproveite e:

🖋 Se inscreva no meu canal youtube.com/wilianfp

🔔 Ative o sino da notificação, para você ser avisado de novos vídeos

🕵🏻‍♂️ Me siga no Instagram: @wilian.fp

👍🏻 Curta minha página no Facebook: fb.com/wilianfp/

🖥 Me acompanhe no Linkedin: linkedin.com/in/wilianfp/

378 visualizações62 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page