Os 5 P's do Gerenciamento de Projetos


Provavelmente você já se deparou com alguns termos relacionados ao Gerenciamento de Projetos e pode ter se confundido com a inúmera quantidade de siglas e termos parecidos, que inclusive, diversas empresas ao mencionar vagas relacionadas à Gestão de Projetos utilizam a sigla errada para se referir ao profissional, se isto já aconteceu contigo ou com alguém que você conheça, vamos la:

PMProject Manager ou Gerente de Projetos

É o nome da profissão dada àquele que se dedica a criar planos de projeto e transformar planos em realidade.

Este mesmo termo, dependendo do contexto, pode-se referir a Project Management ou Gerenciamento de Projetos, que é uma sigla utilizada para referir a toda a disciplina que envolve os estudos relacionados à gestão de projetos, suas áreas de conhecimento, grupos de processos ferramentas e técnicas e muito mais.

PMI®Project Management Institute ou Instituto de Gerenciamento de Projeto

(Apesar de que é muito incomum ver este nome traduzido).

É o maior instituto de Gerenciamento de Projetos do mundo, se dedica a divulgar o Gerenciamento de Projetos, compilar as boas práticas, prover as certificações e a promover a profissão de Gerente de Projetos.

Este é o instituto que prove certificações como: CAPM, PMP®, PgMP®, PfMP®, PMI-ACP® e outras. Sua principal publicação é o Guia PMBOK®, que é tido como referência em Boas Práticas de Gerenciamento de Projetos. O PMI® também desenvolve vários programas de valorização profissional através de seus Chapters e Branchs e de seu programa de voluntariado. Participe!

PMP® - Project Management Profesional ou Profissional de Gerenciamento de Projetos

É a certificação para profissionais de Gerenciamento de Projetos mais reconhecida no mundo.

Outorgada pelo PMI® é uma das diversas certificações que este instituto oferece. Há um rigoroso processo para obtenção da mesma, tendo que comprovar experiência e conhecimento técnico em gestão de projetos. Profissionais certificados possuem um grande valor no mercado, por entende-se que estes são profissionais que aplicam as boas práticas de GP e geram resultado efetivo às organizações.

PMBOK® Project Management Body of Knowledge ou Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

É um Guia de Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos que contém as principais ferramentas e técnicas para iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar e encerrar projetos.

Por se tratar de um Guia, o mesmo não é um passo a passo de como gerenciar Projetos, o que o torna flexível a ser aplicado a projetos de toda e qualquer natureza e porte, cabendo ao profissional saber selecionar adequadamente cada uma das ferramentas para cada um dos cenários.

Por exemplo, uma das ferramentas apresentadas pelo Guia PMBOK® e por sinal minha favorita é a EAP - Estrutura Analítica do Projeto, a qual você pode ver com mais detalhes nesta postagem.

PMOProject Management Office ou Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP)

É a unidade organizacional responsável por prover boas práticas, ferramentas, métodos e técnicas para uma melhor gestão e controle dos projetos, programas e portfólio.

É uma área dentro da empresa, assim como Diretoria Técnica, Diretoria Administrativa Financeira, Diretoria de Marketing, Diretoria de TI e outras, que é responsável por buscar a aplicação das boas práticas dentro da organização, padronização dos projetos, melhorando a gestão e aplicação de recursos, reportando a situação dos projetos para a diretoria geral dentre outras funções que variam de empresa para empresa.

Espero ter contribuído para o entendimento das principais siglas de Gerenciamento de Projetos e estou à disposição para desenvolvimento de novas postagens, sugiram temas! :D

Acompanhe minhas redes sociais:

http://www.facebook.com/wilianfp

http://www.linkedin.com/in/wilianfp

#PMO #PMI #PMBOK #PMP #PM #FundamentosdeGerenciamentodeProjetos

130 visualizações