top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

Os 10 mandamentos da EAP - Parte 1/3

Atualizado: 3 de jun. de 2020


A Estrutura Analítica do Projeto é uma ferramenta utilizada para decompor o projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, ela é uma das principais técnicas do Gerenciamento de Projetos, senão a principal, pois ela dá base para todo o planejamento do projeto.

O cronograma e orçamento do projeto, por exemplo devem ser elaborados sempre a partir dela, já nas demais áreas de conhecimento é comum encontrarmos uma tabela onde a primeira coluna é “Item da EAP”, “Pacote de Trabalho” ou algo similar, cujo objetivo é referenciar a qual fase / entrega do projeto aquele elemento pertence.

Visto sua importância, há algumas boas práticas a serem aplicadas, estas foram elencadas por XAVIER (2009) como os 10 mandamentos da EAP.

1- Mandamento - Cobiçarás a EAP do próximo

Neste mandamento, o objetivo principal é fazer com que o Gerente de Projeto se lembre de realizar um Benchmarking com os demais projetos da empresa, buscando modelos de EAP que já tenham sido utilizadas, que estejam em uso por outros projetos similares ou que estão presentes na metodologia de GP da empresa.

Desta forma evita-se que o GP “reinvente a roda” e que todos os projetos da empresa sejam estruturados de forma similar, respeitando suas respectivas particularidades. Tornando assim mais fácil a transferência de conhecimento, a comunicação do projeto e comunicação com o PMO.

2- Mandamento - Explicarás todos os subprodutos, inclusive os necessários ao gerenciamento de projetos

Este mandamento trata de um tópico muito importante e por vezes esquecido por Gerentes de Projetos iniciantes ou que estão começando a carreira na área.

Diz respeito a inclusão de um item na EAP chamada de Gerenciamento de Projetos, comumente posicionado como o primeiro item do segundo nível (segunda linha) da EAP.

Subdividido de formas distintas segundo a natureza do projeto e a metodologia de GP da empresa, em geral, em função dos Grupos de Processos, como: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

3- Mandamento - Não usarás os nomes em vão

Este item se refere a nomenclatura dada aos pacotes de trabalho, para que seja evitado nomenclaturas genéricas ou não específicas como: “Outros”, “Demais itens” ou nomenclatura que não representem na totalidade o trabalho desenvolvido pelo item da EAP.

Este é o primeiro post de uma série de três postagens, clique aqui e confira os outros mandamentos!

Um grande abraço.

589 visualizações65 comentários
bottom of page