top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

Os 10 mandamentos da EAP - Parte 1/3

Atualizado: 3 de jun. de 2020


A Estrutura Analítica do Projeto é uma ferramenta utilizada para decompor o projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, ela é uma das principais técnicas do Gerenciamento de Projetos, senão a principal, pois ela dá base para todo o planejamento do projeto.

O cronograma e orçamento do projeto, por exemplo devem ser elaborados sempre a partir dela, já nas demais áreas de conhecimento é comum encontrarmos uma tabela onde a primeira coluna é “Item da EAP”, “Pacote de Trabalho” ou algo similar, cujo objetivo é referenciar a qual fase / entrega do projeto aquele elemento pertence.

Visto sua importância, há algumas boas práticas a serem aplicadas, estas foram elencadas por XAVIER (2009) como os 10 mandamentos da EAP.

1- Mandamento - Cobiçarás a EAP do próximo

Neste mandamento, o objetivo principal é fazer com que o Gerente de Projeto se lembre de realizar um Benchmarking com os demais projetos da empresa, buscando modelos de EAP que já tenham sido utilizadas, que estejam em uso por outros projetos similares ou que estão presentes na metodologia de GP da empresa.

Desta forma evita-se que o GP “reinvente a roda” e que todos os projetos da empresa sejam estruturados de forma similar, respeitando suas respectivas particularidades. Tornando assim mais fácil a transferência de conhecimento, a comunicação do projeto e comunicação com o PMO.

2- Mandamento - Explicarás todos os subprodutos, inclusive os necessários ao gerenciamento de projetos

Este mandamento trata de um tópico muito importante e por vezes esquecido por Gerentes de Projetos iniciantes ou que estão começando a carreira na área.

Diz respeito a inclusão de um item na EAP chamada de Gerenciamento de Projetos, comumente posicionado como o primeiro item do segundo nível (segunda linha) da EAP.

Subdividido de formas distintas segundo a natureza do projeto e a metodologia de GP da empresa, em geral, em função dos Grupos de Processos, como: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

3- Mandamento - Não usarás os nomes em vão

Este item se refere a nomenclatura dada aos pacotes de trabalho, para que seja evitado nomenclaturas genéricas ou não específicas como: “Outros”, “Demais itens” ou nomenclatura que não representem na totalidade o trabalho desenvolvido pelo item da EAP.

Este é o primeiro post de uma série de três postagens, clique aqui e confira os outros mandamentos!

Um grande abraço.

65 comentarios


Douglas Avila
Douglas Avila
05 jun 2020

A EAP e o mapa de onde queremos chegar, ela da visao do todo.

Me gusta

Débora Torate
Débora Torate
04 jun 2020

EAP, desmembramento de atividades para o desenvolvimento de um projeto. Os 10 mandamentos são as boas práticas recomendadas para construção eficaz de um EAP eficiente. Estas boas praticas vão desde fazer: 1. benchmarking com outras áreas para validar como as outras áreas ja utilizaram o EAP, 2. definição clara dos subprodutos, ou seja, a inclusão de itens na EAP, 3.definição de nomenclaturas que remetam as atividades de forma clara e que não sejam genéricas a ponto de gerar dúvidas a quem ficar responsável por elas. 4. Guardar todas as descrições da EAP, mas assegurar que não sejam escrito textos nas caixinhas a fim de ser o mais objetivo e entendível possível. 5. Detalhar os pacotes de trabalho de modo qu…

Me gusta

os 3 mandamentos foram ótimos , rs , e nos ajudam a não desperdiçar tempo sendo mais objetivos.

Me gusta

A EAP deve ser completa, organizada e pequena o suficiente para tornar possível a medição do progresso, mas não detalhada o suficiente para se tornar, ela mesma, um obstáculo à realização do projeto. 

Me gusta

Katia Rodrigues
Katia Rodrigues
04 jun 2020

No EAP conseguimos ter a visão de forma analítica. O detalhamento será crucial para acompanhar e controlar as atividades que compõe todo projeto.

Me gusta
bottom of page