top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

Os 10 mandamentos da EAP - Parte 2/3

Atualizado: 3 de jun. de 2020


Olá, este artigo é uma série de 3 posts sobre EAPs, se você ainda não viu o primeiro post, confira 😉.


Seguindo com o conteúdo...

4- Mandamento - Guardarás todas as descrições dos pacotes de trabalho na EAP

Já este mandamento, relaciona justamente o efeito contrário do mandamento anterior, orientando o Gerente de Projetos a não escrever textos / descrições nos itens da EAP, justamente para que ele seja o mais objetivo possível.

5 – Mandamento - Decomporás até o nível de detalhe (pacote de trabalho) que permita o planejamento e o controle do trabalho necessário para a entrega do subproduto

Neste caso, a orientação é de que deve-se decompor (dividir) os itens da EAP até um ponto em que se tenha plenas condições de “abrir” este pacote de trabalho em atividades e que se possa ter um controle / gestão adequada deste item.

6 – Mandamento - Não decomporás em demasia, de forma que o custo, o tempo de planejamento e o controle não tragam o benefício correspondente

Como contraponto do mandamento anterior, não deve-se dividir os itens da EAP demasiadamente, ou seja, dividir em tantos elementos que acabe tornando a EAP muito grande e de gestão dificultada.

É importantíssimo lembrar que, em um segundo momento, os pacotes de trabalho serão divididos em atividades e recomenda-se que cada pacote de trabalho (caixinha “mais baixa” da EAP) seja aberto em pelo menos 2 ou 3 atividades.

7 – Mandamento - Honrarás o pai

Este mandamento nos ensina que todos os itens da EAP devem ter correlação com seus pares hierárquicos mais altos, ou seja, eu não posso ter nenhum elemento nos níveis abaixo, sem que ele tenha correlação com os pares do nível acima.

Este é o segundo post de uma série de 3 postagens, agora é a hora de você conhecer o 8º, 9º e 10º mandamento, confira!

Um grande abraço.

297 visualizações5 comentários
bottom of page