As 3 ferramentas fundamentais de qualquer gestor!



Quando aprofundamos no método #GTD - Get things Done, (você não sabe o que é o método GTD? Confira neste post!) notamos que há quatro ferramentas fundamentais para que se possa manter uma mente e uma vida organizada, são elas:


Agenda

O que é: A #agenda é a mais fácil e mais comum à todos, nos remete a boa e velha agenda de papel que levávamos para cima e para baixo e anotávamos compromissos alí na data e hora marcada!

O método GTD cita explicitamente a agenda como uma ferramenta fundamental para organização e produtividade

Pra que serve: Para anotar compromissos que tem uma data e hora marcada

Exemplos: Seguem alguns exemplos de compromissos:

  • Reunião com departamento de marketing [Quarta feira das 14:00 às 15:00]

  • Café com Lucia [Terça feira das 15:00 às 16:00 no CaféTería]

  • Palestra: Empresas de alta performance [Sexta feira das 20:00 às 21:00 no Centro de Exposição Asa Norte]

  • Aniversário da Fernanda [Dia 21/05, segunda-feira] (Note que neste exemplo o "evento" é do tipo dia inteiro, ou seja, não há uma hora de início e término pré-definida)

Pra que não e muito recomendada: Anotações em geral e lista de atividades que não possuem data e hora pré-estabelecida, ou seja, que devem ser feitas "assim que possível".


Ferramentas virtuais: Com o avanço da tecnologia as agendas foram para os computadores e smartphones, a boa notícia aqui é que praticamente todos e-mails possuem uma ferramenta de agenda integrada, logo a única preocupação deveria ser começar a utilizar!

O "equivalente" físico: Todo mundo já deve ter visto uma agenda física, com todos os dias do ano e os horários para anotar os compromissos, para quem é mais "old school" é uma excelente ferramenta!



Gestor de Tarefas

O que é: São ferramentas para definir as atividades a fazer, datas, responsáveis, organizar em projetos ou "listas de contexto", O gestor de tarefas (#gestordetarefas) é aquele software que você anota tudo que precisa fazer e depois vai dando "#check"!

A aplicação desta ferramenta no método GTD se dá através da lista de tarefas (próximas ações)

Para que serve: Registrar atividades a fazer.

Exemplo: Seguem alguns exemplos de atividades:

  • Preparar o relatório

  • Contratar um contador

  • Fazer compras

  • Visitar sua família etc.

Obs.: Pense em atividades como tudo aquilo que você pode delegar para alguém (ou para você mesmo) e uma boa prática é escrever as atividades começando com verbo, assim você não confunde uma atividade com uma anotação ou com um registro qualquer!


Pra que não e muito recomendada: #Anotações em geral e compromissos com data e hora marcada (ex.: Reuniões, eventos etc).


Ferramentas virtuais: Há inúmeras, para não dizer centenas e quiçá milhares de ferramentas que são "to-do list #softwares", desde a mais básicas que vão apenas a uma simples lista de tarefas a fazer até ferramentas mais avançadas que mergulham em disciplinas como gestão de projetos e até mesmo gestão de processos, vou deixar uma lista de ferramentas e apps que podem te ajudar a imergir nesse mundo!

Obs.: Não vou aprofundar em detalhes das ferramentas pois não é o objetivo deste post, se tiverem interesse deixem nos comentários, mas só para constar minha opção pessoal ainda é o Asana 😉)


O "equivalente" físico: Seria algo aproximado do que chamamos Planner, estes, são ferramentas para que você possa se planejar, definir suas atividades, planos para semanas etc.



Anotações

O que é: São ferramentas para que você possa fazer anotações em geral, desde textos e listas, como incluir fotos, áudios, localizações, desenhos, chekc-list e muito mais, destacam-se pela versatilidade,


A aplicação desta ferramenta no método GTD se dá através das listas de espera e incubação

Para que serve: Fazer #anotações em geral

Exemplo:

  • Áudio sobre um trecho do que eu preciso incluir no meu livro

  • Lista de temas para postagem no blog

  • Produto para comprar quando for no mercado

  • Foto da casa dos meus sonhos


Para que não é muito recomendada: Para anotar #compromissos com data e hora marcada e atividades a fazer (por mais que ele permita, o ideal é usar um gestor de tarefas)

Ferramentas virtuais:

O "equivalente físico": O bom e velho caderninho de anotações sabe? Aquele que você compra na papelaria, às vezes até de bolso, só com páginas em branco para que você possa incluir o que desejar ali.


#GTD #Gestão #Metas #Resultados #Organização #Produtividade #InnLeaders #Liderança #Gestor #Líder

177 visualizações80 comentários

Copyright © 2015 | WilianFP [Branding do Consultor Wilian Fabricio Pereira]. Todos os direitos reservados.

Razão Social: Wil Consultoria e Treinamentos LTDA. Nome Fantasia: InnLeaders | CNPJ: 22.908.098/0001-12.

Av. República Argentina, nº 3830, Edifício Veneza, Sala 107, Jardim Panorama - CEP 85856-578, Foz do Iguaçu/PR

E-mail: contato@InnLeaders.com | Telefone: +55 (45) 3027-6050 | Prazo de Entrega de Infoprodutos: 24 horas