Os 10 mandamentos da EAP - Parte 3/3

Atualizado: Jun 3


Olá, este artigo é uma série de 3 posts sobre EAPs, se você ainda não viu os outros posts acesse a Parte 1 e a Parte 2 😉.


Seguindo com o conteúdo...

8 – Mandamento - Decomporás de forma que a soma dos subprodutos dos elementos componentes (filhos) corresponda ao subproduto do elemento pai

Este é um ponto fundamental para a compreensão do processo de montagem da EAP, cronograma e orçamento. A partir do momento que compreende-se que os Pacotes de Trabalho são somados para totalizar o valor: Em horas, reais, trabalho etc do elementos pai, notamos que somamos nossa EAP de baixo para cima, chegando ao valor final do projeto na última caixinha, a caixinha “1. Projeto x “.

Este conceito é parte fundamental da técnica de agregação de custos, apresentado no Processo 7.3 – Determinar o orçamento.

9 –Mandamento - Não decomporás em somente um subproduto

O conceito anterior é perfeito para explicar este elemento, ele nos mostra que não podemos dividir uma caixinha da EAP, em apenas uma outra caixinha, pois senão este elemento seria igual o pai, já que a divisão, consiste na abertura de pelo menos dois novos itens.

10 – Mandamento - Não repetirás o mesmo elemento como componente de mais de um subproduto

Este último item, nos faz referência a algo simples, você ao longo do seu projeto irá referenciar diversos elementos da EAP, se estes elementos tiverem o mesmo nome, você poderá se confundir se este faz parte da fase da Desenho ou da fase de Fabricação, por exemplo.

Para evitar essas possíveis confusões sugere-se a utilização de nomes distintos para os elementos da EAP.

Dicas adicionais

Ótima prática #1 – Escrever os itens da EAP como substantivo, uma vez que o substantivo remete a entrega, enquanto o verbo remete à ação objetivo, desta forma, ficará muito mais fácil diferenciar o que é entrega (item da EAP) e o que é atividade.

Ótima prática #2 – Estruturar a EAP de forma cronológica, assim ficará mais fácil a montagem de seu cronograma do projeto. Não é uma regra e os trabalhos irão, na maioria das vezes, se sobrepor, mas facilita a compreensão e os próximos passos do planejamento do projeto.

Ótima prática #3 – Definir pacotes de trabalho que possuam pelo menos 2 a 3 atividades. Para ser um pacote de trabalho ele deve possuir várias atividades que o compõe, portanto não faz muito sentido criarmos um pacote de trabalho com apenas uma atividade.

Espero que tenham gostado deste tema, se você gostou, provavelmente também gostará de saber um pouco mais sobre cronograma certo? Dá uma olhadinha neste post então!


Um grande abraço.

#PMBOK #GerenciamentodeProjetos #EAP #Escopo #Processo54 #ProdutodoProjeto

194 visualizações18 comentários

Copyright © 2015 | WilianFP [Branding do Consultor Wilian Fabricio Pereira]. Todos os direitos reservados.

Razão Social: Wil Consultoria e Treinamentos LTDA. Nome Fantasia: InnLeaders | CNPJ: 22.908.098/0001-12.

Av. República Argentina, nº 3830, Edifício Veneza, Sala 107, Jardim Panorama - CEP 85856-578, Foz do Iguaçu/PR

E-mail: contato@InnLeaders.com | Telefone: +55 (45) 3027-6050 | Prazo de Entrega de Infoprodutos: 24 horas