top of page
WilianFP-Marca - Logo Marrom.png

​Área de Membros

21+ Estratégias para reinventar seu negócio frente à Crise

Atualizado: 7 de mai. de 2020


Faaala pessoal,


Trago para vocês algumas estratégias que acredito sejam SUPER valiosas neste momento de crise Coronavirus ( Segue abaixo algumas estratégias por departamento da empresa para conseguir enxergar novas possibilidades neste momento de crise e sair fortalecido da mesma:


Comercial


Estratégias comerciais de canais de venda e distribuição:

  • Começar a vender online (Sugestão: Pagseguro)

  • Criar um e-commerce (Sugestão: Wix)

  • Abrir novos canais de venda (Sugestão: WhatsApp, Direct do Instagram e Telemarketing)

  • Expanda através de serviços de plataformas tecnológicas: (Sugestão: iFood (Comida), Aiqfome (Comida), Getninjas (Freelancers), Maria Brasileira (Diaristas), Singu (Beleza, Massagem, depilação etc))

  • Delivery: Abra / reformule seu canal de entrega: se ainda não tem um delivery, crie, se já tem divulgue

  • Drive-thru: Crie um sistema passou levou, onde você não tenha contato direto com seu cliente

  • Parcerias com mercados: Faça parcerias com mercados e venda seus produtos dentro deles, já que eles são os únicos que ficaram aberto independente do que aconteça

Estratégias comerciais promoção:

  • Liquidação: Venda a preço de custo: Objetivo aqui é girar e não gerar mais dívida e passivo para o negócio. (Ps.: Custo da mercadoria mais custo administrativo e impostos)

  • Entrega à futuro: Venda e receba apenas a entrada (30%) e entregue quando acabar a crise: Seu cliente precisa ver grande valor perceptível nesta proposta

  • Venda conhecimento, monte seu primeiro curso online e comece a vender agora mesmo (Sugestão: Hotmart)



Marketing

Estratégias de conteúdo:

  • Fortaleça a sua marca na internet gerando conteúdo como: ✔️ A história da empresa (contar de forma emocionante como foram os desafios que fizeram a empresa chegar onde ela está hoje!); ✔️ Como seu produto ou serviço soluciona um problema específico de seu cliente; ✔️ Dicas práticas de como seu cliente pode ter melhores resultados; ✔️ Erros mais comuns que seu cliente tem na hora de... ✔️ Nossa equipe fantástica! Apresente sua equipe virtualmente! Faça um breve review sobre a história de cada colaborador! Ps.: Lembre-se aqui seu objetivo não é vender, mas sim resolver um problema de seu cliente e criar um vínculo de engajamento da marca com ele.


Estratégia de relacionamento a longo prazo:

  • Reforce laços: Uma ligação ou uma mensagem pros seus principais clientes para saber como eles estão, não irá lhe matar e fortalecerá os vínculos entre vocês!

  • Entregue algo grátis: Algo que demonstre pro seu cliente que você realmente está preocupado com ele e que você está ao lado dele mesmo nesse momento de crise. ✔️ Delivery de cortesia: Ex.: Vende doces, açaí, espetinho? Combine um preço com o motoboy e entregue três doces para cada um de seus principais clientes com uma mensagem do tipo: Vamos sair dessa! Conte conosco! ✔️ Serviço de cortesia: Ex.: Vende consultoria, arquitetura, marketing? Dê uma hora de seu trabalho para apoia-lo, a encontrar respostas para crise, dê um e-book de dicas de como ele pode cuidar da obra dele após entregue (um por cliente, para ele se sentir especial) ,dê uma arte com a marca sobre o coronavirus para ele postar nas redes sociais etc.

  • Reforce sua proposta de valor: Está fazendo delivery? Pergunte, é para você e sua esposa? Mande uma pequena vela com uma cartinha escrita, aproveitem e façam um jantar a luz de velas! É para a família, mande um pequeno brinquedo, ou até mesmo, uma palavra cruzada e uma mensagem do tipo, aproveitem o tempo da quarentena e brinquem juntos!


Estratégia


Estratégia de colaboração:

  • Faça parcerias: Você está desesperado? O cara do marketing também, o cara que desenvolve sistema também está, o motoboy também está! Crie uma proposta *FODA* e apresente para ele, construam juntos algo no longo prazo que ambos ganharão!

  • Faça parcerias com concorrentes: Sim, isso mesmo, nessa hora até seu maior concorrente pode ser um parceiro, em uma linha de produto que tu não possuis, em alguma ação conjunta, em uma ação setorial como uma campanha a favor do setor do turismo, etc.


Financeiro


Estratégia de Gestão de Pagamentos:

  • Faça sua lista de prioridade de pagamento: Liste todas suas despesas e elenque em formato de ranking quem deve receber primeiro e quem deve ser o último a ser pago. E lembre-se, seus colaboradores são seu bem mais valioso; ✔️ Avalie juros de atraso, multas e impacto no negócio; ✔️ Avalie tempo de envio para SPC e Serasa; ✔️ Avalie flexibilidade de pagamento;

  • Corte gastos: Escolhe os gastos não essenciais que podem ser cortados e o faça o quanto antes;

  • Renegocie: Sugira para apenas 50% do aluguel e o restante repactuar nos próximos 3 meses após a crise.

  • Comunique seus fornecedores: Avisar eles que você não sabe se conseguirá arcar com os próximos pagamentos é uma atitude de respeito!

  • Reduza salários: Essa é a penúltima das ações a serem tomadas, cuidar do seu ativo mais importante, as pessoas!

  • Demita: Esse é o golpe de misericórdia, apenas deve ser tomado no extremo, do extremo dos casos, quando realmente o próximo passo for simplesmente “decretar falência”.



Gostou deste artigo, confira o 35+ ações para sua empresa decolar após a Quarentena do Coronavirus, onde eu trago várias estratégias para você reorganizar seu negócio neste momento de crise e de baixa de faturamento e vendas que a maioria das empresas estão passando!


Image: Freepik

108 visualizações0 comentário
bottom of page